Três videos em português sobre oscilações e ondas (Física II)







Mago da Física: professor cria personagem para ensino de ciência

Hoje, o mago movimenta um portal que recebe cerca de 220 acessos por dia e um canal no Youtube, onde seus vídeos têm média de 3 mil visitas diárias.

Por Melina França
Tamanho do texto: A  
Fotos: Diego Ciriaco
Amadeu Albino, o Mago da Física
O Mago da Física é um personagem virtual criado pelo professor Amadeu Albino para tentar prender a atenção de seus alunos. Hoje, o mago movimenta um portal que recebe cerca de 220 acessos por dia e um canal no Youtube, onde seus vídeos têm uma média de 3 mil visitas diárias.

Foi vestido de feiticeiro que Amadeu resolveu dar a primeira aula de física a uma de suas turmas no Centro de Educação Integrada (CEI). Nas mãos, luvas adaptadas com um laser em cada dedo. “A ciência muitas vezes parece mágica”, esclareceu Amadeu. Ele não imaginava, contudo, que aquela ideia aparentemente ingênua chegaria tão longe. “De início, eu queria prender a atenção dos alunos, mostrar que aprender ciência pode ser divertido e lúdico”, alegou.

Ele enfatiza que a ciência é algo que está intrínseco à vida das pessoas, muito embora isso passe despercebido pela maioria. “Uma vez eu comprei na Iskisita, um objeto que me disseram que era um massageador, mas eu usei para criar uma imagem em 3D”, disse.


Imagem 3D criada a partir de um massageador

O projeto visa desmistificar o conceito de que ciência é complicado e não diz respeito à vida cotidiana. A proposta procura abordar a física de forma lúdica e despertar o interesse dos estudantes para temas científicos. 

A figura do mago se popularizou quando foi criado na rede social do Orkut um perfil e uma comunidade para ela. O espaço era destinado a discussões sobre ciência. O próximo passo foi filmar experiências caseiras sobre oscilações, efeito doppler e termodinâmica.

Alguns dos experimentos impressionam até os mais conceituados estudiosos. “Um dos meus vídeos foi premiado, porque eu consegui fazer a luz de um laser fazer uma curva. É o efeito miragem que se tem quando o feixe luminoso atravessa água com açúcar dissolvido em diferentes densidades”, explicou o professor.

Ao todo, ele teve dois trabalhos premiados e tantos outros colocados como destaque em sites como o da Sociedade Brasileira de Física e o portal do professor do Ministério da Educação (Mec). O material do Mago da Física já foi visualizado por internautas de diversas partes do mundo – do México ao Iraque. A visibilidade foi tanta que o Youtube propôs uma parceria ao mago.

Apesar disso, não há tanto conhecimento por parte do público local. “Pessoas de 16 países já acessaram as filmagens, mas só quem conhece o projeto em Natal são os meus alunos. O pessoal aqui pensa que tudo acontece no sul do país”, reclamou Amadeu.

Ele ressalta a necessidade de investimentos científicos no estado, principalmente em projetos que aflorem o interesse dos jovens. “É muito interessante essa aliança entre ciência e educação. Nós temos uma defasagem muito grande de cientistas. O desenvolvimento de mecanismos didáticos que sirvam de suporte para o ensino científico são muito úteis nesse aspecto”, enfatizou.

Nesse ponto, o professor se orgulha diante de alguns comentários que recebe no portal do Mago da Física. Mais que o reconhecimento de seus colegas profissionais, ele se interessa pela opinião das crianças. “Meu pai me ajuda muito com as tarefas da escola, mas eu gosto mais de usar os seus vídeos para estudar. Quando eu crescer, quero ser cientista”, comentou um menino de dez anos.


Confira:
www.magodafisica.com
http://www.youtube.com/user/amadeu1000

Comentários

disse…
Osame, que bom que voltou a atualizar o blog! A blogosfera cientifica brasileira estava meio murcha sem a sua participação. Espero que vc encontre tempo para mais atualizações!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes