Pular para o conteúdo principal

Segundo vulcão maior e mais potente pode entrar em erupção na Islândia








PUBLICIDADE




Após o caos aéreo na Europa, causado pela erupção do vulcão Eyjafjallojkull, que causou transtornos e prejuízos a companhias aéreas e passageiros em todo o mundo, um vulcão ainda maior e mais potente ameaça entrar em atividade na Islândia, o Katla, informam especialistas britânicos. Em abril, durante o caos aéreo, especialistas afirmaram que já houve outros casos em que o Katla entrou em erupção após o Eyjafjallojkull, entrar em atividade.


"Uma erupção a curto prazo do vulcão Katla, maior e mais potente que a do Eyjafjallojkull, é uma grande possibilidade", afirma os especialistas do Instituto para a Redução de Riscos e do Número de Catástrofes, ligado ao University College London (UCL).












Binod Joshi/AP
Turistas franceses retidos no Nepal após nuvem ce cinzas vulcânicas; prejuízos são de R$ 2,9 bi
Turistas retidos no Nepal após nuvem de cinzas vulcânicas; prejuízos são de R$ 2,9 bilhões

"É muito provável que as erupções na Islândia, moderadas ou importantes, combinadas com condições meteorológicas apropriadas, provoquem uma repetição das perturbações recentes do transporte aéreo", destaca o relatório.


Outro documento, publicado pelo Instituto de Física de Londres, afirma que cientistas descobriram que as nuvens de cinzas vulcânicas que sobrevoaram recentemente na Escócia geravam uma carga elétrica que pode ter danificado os aviões.


Katla


Em abril, durante o auge da erupção do Eyjafjallojkul, vulcanologistas islandeses chegaram a afirmar que uma erupção embaixo do glaciar Eyjafjallojkull poderia levar o vulcão Katla a entrar em atividade.


O Katla tem uma camada muito mais grossa de gelo na sua superfície e foi o magma tocando o gelo no Eyjafjallajokull que provocou a grossa nuvem de fumaça e pó que parou o tráfego aéreo europeu por seis dias. Ele entrou em erupção pela última vez em 1918.


Na época cientistas manifestaram preocupação dizendo que as explosões de lava poderiam ter reflexo no vulcão vizinho, causando uma erupção no Monte Katla, um vulcão "extremamente poderoso" localizado debaixo de uma geleira próxima.


"O Eyjafjallajokull dificilmente faz um movimento sem o Monte Katla querer entrar em ação", disse Pall Einarsson, um geofísico na Universidade da Islândia. "É, portanto, de extrema importância observar os eventos com cuidado".


Uma erupção no Monte Katla poderia derreter grandes quantidades de gelo e causar enormes inundações, potencialmente afetando uma cidade próxima de 300 pessoas, afirmou Einarsson. Três erupções anteriores do Eyjafjallajokull causaram erupções no Katla.

Comentários

Ruiva disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes