Avalanches com memória?


A estadia na casa do Ion rendeu. Além dos dois seminários, e de eu poder divulgar o concurso para Prof. Dr. em Física Estatística e Física Matemática que está aberto no DFM-FFCLRP-USP (nota: preciso avisar o Vitor Leite Barbanti!), pudemos conversar bastante sobre física.

Minha cultura sobre a teoria de supercordas aumentou (um pouco!), minha admiração por Lee Smolin diminuiu (um pouco! - Ion disse simplesmente: mas que problema de física ou matemática Smolin resolveu mesmo? Não me lembro...), e agendamos uma contribuição para um livro de Mecânica Quântica baseado em pequenos textos e muitos problemas resolvidos.

Não gostei muito do abstract deste paper, mas a idéia tem (talvez) a ver com que o discuti ontem com o Ion: agora que as avalanches neuronais estão bem estabelecidas, fica a questão de sua relação com o código neural (mas será que neurônios realmente tem um código? Ou tudo é um sistema dinâmico parcialmente isolado que iterage com o mundo (outro sistema dinâmico). Será que vale a pena retomar aquela idéia do Plenz de que, via mecanismo Hebbianos, as avalanches vão sendo gravadas pouco a pouco nas redes, formando avalanches preferenciais (processos de ramificação com memória nos p_{ij}?) A ponderar...

PS: Será que já inventaram um editor de Latex decente para o Blogger? Será que vale a pena migrar par o WordPress?

Learning sculpts the spontaneous activity of the resting human brain


É um PNAS, talvez valha a pena ler... Mas o abstract está bem fraquinho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes