Nova evidência contra o sociodeterminismo


Sociodeterministas acreditam que a apreciação artística, por exemplo, a apreciação musical, é uma característica puramente cultural e convencional. O fato das pessoas em geral não apreciarem música dissonante é visto como apenas originário da educação e cultura pessoal. As pessoas poderiam ser educadas para apreciar música dissonante, bastaria ter gosto artístico mais apurado.

Eu concordo que as pessoas podem ser "treinadas" para apreciar música dissonante. As pessoas podem ser treinadas para quase tudo, na verdade: os sociodeterministas são parentes do Skiner, e treinamento behaviorista funciona. Mas isso não significa que as pessoas sejam tábulas rasas, que não existem propensões default, influenciadas por fatores biológicos.

Chimpanzés não treinados parecem preferir música consonante. Mas eu imagino que seria possível treinar um chimp para preferir música dissonante. Afinal, somos todos antropóides treinados...


Estudo indica que chimpanzés são capazes de apreciar música

Pesquisa com filhote revelou que animal prefere ouvir música harmoniosa.

Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses indica que os chimpanzés podem ter uma capacidade inata de apreciar música agradável - algo que se acreditava que fosse exclusivo dos humanos.

Um artigo meio panfletário que escrevi contra o sóciodeterminismo pode ser encontrado aqui (Mônica Campitelli gosta muito desse artigo):





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes