Mentiras e Estatísticas



Luís Brudna agora tem um blog no Science Blogs Brasil, o Massa Crítica. Dali retiro este vídeo, onde o prof. Arthur Benjamin defende que os cursos de Cálculo sejam substituidos por cursos de Probabilidade e Estatística. Uma das consequências seria o desenvolvimento de um maior espírito crítico frente às manipulações estatísticas pelo governo, pela mída e pelas pseudociências (atividades geralmente aparentadas).

Dado que aqui no Brasil os cursos de Biologia, Psicologia, etc., em geral não tem cursos de Cálculo, acho que estamos na vanguarda. Mas seria interessante que a ênfase durante o curso fosse deslocada para a análise de falácias estatísticas, em vez do curso tradicional de estatística.

Dado que darei a disciplina de estatística para o curso de Pedagogia da FFCLRP no semestre que vem (apenas duas horas por semana!), talvez seja uma boa oportunidade de avaliar se isto é possível. Quemsabe daria até para propor uma mudança de ementa.



PS: É claro que em vez de eliminar cursos de cálculo, poderíamos substituí-los por cursos de sistemas dinâmicos. Afinal, sem isso não é possível entender as aplicações de sistemas dinâmicos em Psicologia ou dinâmicas epidêmicas em Biologia...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes