Jornalista sabe fazer conta de multiplicar?

Gráfico: É impressão minha ou a curva de mortalidade está acelerando?

Nos dois últimos dias a gripe suína sumiu do noticiário televisivo (pelo menos nada no Jornal Nacional e nada no Jornal da Band). Na Folha de São Paulo temos hoje apenas uma pequena nota sobre São José dos Campos e a afirmação no caderno de Turismo de que a letalidade da gripe suína é idêntica à da gripe sazonal (0,5%).

Esta última informação tem sido repedita ad nausean na imprensa, mas eu não entendo onde os jornalistas checam isso. Pelo que sei, a taxa de mortalidade na gripe sazonal é menor que 0,05% e não 0,5% como publicam.

Para checar isso basta fazer uma conta simples: estima-se que entre 340 milhões a d1 bilhão de pessoas pegam gripe sazonal no mundo. Se 0,5% dessas pessoas morressem, teríamos de 1,7 a 5 milhões de mortes por ano, o que é absurdo. Os números estão por volta de 200.000 a 500.000 pessoas, ou seja, 0,05%.

Isso é tão fácil de checar! Basta uma calculadora e a Wikipédia. Mas os jornalistas continuam repetir como papagaios a informação falsa. Cabe a nós blogueiros de ciência não cair no mesmo erro...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes