A "Autoridade" Technorati e avaliação por pares?


A blogosfera científica brasileira é relativamente pequena (200 blogs?). Dado que a maior parte das citações recebidas por um blog vem da própria comunidade, podemos encarar os índices baseados em citações como medida de avaliação por pares? Ou seja, popularidade entre blogueiros é diferente de popularidade entre leitores?

Acredito que sim. Mas seria preciso fazer um estudo para ver a correlação (ou não) entre número de visitas (algo difícil e discutivel de medir).

Em todo caso, parece que a Autoridade é um dos poucos índices disponíveis. Em breve colocaremos uma lista com a Autoridade Technorati de todos os blogs do Anel de Blogs Científicos. Se você ainda não está cadastrado no site do Technorati e deseja participar, faça o seu cadastramento ainda esta semana.

Outra idéia para avaliação (qualitativa) dos blogs poderia ser um prêmio anual para os blogs de ciência. Ainda nesse espírito de avaliação por pares, uma possibilidade seria uma eleição (para um prêmio em cada categoria do ABC) onde cada eleitor é um blog do próprio portal. Vamos desenvolver essa idéia e aguardamos sugestões. O prêmio poderia ser entregue durante o EWCLiPo.


Comentários

Carlos Hotta disse…
Acho q vamos estragar suas estatísticas... não consgeuimos fazer o Technorati considerar os nossos blogs de forma independente...

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes