Neurônios são células inteligentes?


Preciso achar a referência deste trabalho. Parece ser importante para aquela idéia do cérebro funcionando como uma blogosfera biológica. Tem também a questão filosófica de se seus neurônios têm acesso empírico ou percepção da existência de um ser superior (no caso, você!).

Biólogo descobre som de neurônios se comunicando

Ford prolongou a gravação para mostrar como os neurônios aparentemente se comunicam uns com os outros.

O pesquisador compara o áudio gravado ao som emitido por aves marinhas e alega que sua gravação demonstra uma propensão destas células à resolução de problemas, um comportamento inteligente.

Em um estudo apresentado nesta segunda-feira na Universidade de Cambridge, Ford afirma que uma única célula é capaz de pensar sozinha e até de se comunicar com outra.

De acordo com o biólogo, um organismo unicelular como uma ameba, por exemplo, não apenas flutua como também é capaz de construir uma "casa", juntando grãos de areia para formar uma proteção.

Complexidade
Segundo Brian Ford, a manifestação de habilidade mental não é algo que ocorre a partir da complexidade de organismos mais evoluídos, e sim inerente em cada célula individualmente.

O cientista afirma que é preciso analisar as células humanas como um maestro vê uma música, não como um grupo individual de notas musicais, mas como uma sinfonia.

O professor e biólogo diz ainda que muitos organismos unicelulares são capazes de, além de construir proteções elaboradas, fazer reparos em si próprios e até mesmo caçar alimentos.

Ford conclui que, quando a importância destas observações é levada em conta, é preciso reconhecer que estas células estão tomando decisões, se adaptando a situações e descobrindo o que fazer quando têm algum problema.

Isso, mais do que ação em grupo, seria a base da inteligência, de acordo com o biólogo.

Comentários

Esse assunto me fez lembrar de outro, não me mais onde li sobre isso, mas, vc já pensou ou já leu sobre uma teoria que diz que a terra é um organismo vivo e os seres vivos são como células deste grande organismo? Se vc tb leu sobre isso o que vc acha? Sabia que eu já imaginei inverso nós como um planeta e nossas células como os seres vivos desse planeta. Gostei dessa pesquisa posso viajar nela.
Sandra Goraieb disse…
Osame, não sei o motivo pelo qual as e-mails que mando não chegam até você. O endereço é: Caixa Postal 839, Paulínia, SP 13140-000, caso você não receba de novo. Abraços. Gostei do post. Interessante.
Osame Kinouchi disse…
Luciana, você está falando sobre a Teoria de Gaia. Os biólogos não acreditam muito nele (com excessão de Linn Margulis) mas os Físicos Estatísticos acreditam...

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes