Lendas urbanas sobre bebês






Neste texto, faço uma pausa no assunto células-tronco e volto paras minhas reflexões sobre como nos definimos como humanos. Em visita ao zoológico de San Diego (aliás, altamente recomendável para quem visitar a região) tive a oportunidade de observar pequenos filhotinhos de primatas dormindo com seus pais. Os filhotes pareciam superconfortáveis, seguros, num sono descompromissado e restaurador.
Depois, em conversa com um amigo primatólogo, descobri que a maioria dos primatas não-humanos tem o hábito de dormir com seus bebês. Não acredito que isso tenha sido extensivamente estudado, talvez pelas dificuldades do trabalho de campo ou mesmo pelo respeito ao animal em cativeiro. Enfim, acho que isso é apenas uma observação de grupos que trabalham com primatas que sugere um comportamento comum. Mas e os humanos? Eles dormem com seus bebês?


Continue aqui.


As idéias do Alysson fazem sentido (evolucionário e biológico): bebês longe dos pais equivale a bebês desprotegidos. Quem inventou o berço? A Inglaterra Vitoriana?


Como testemunho pessoal, posso adicionar que todos os meus (quatro) filhos dormiram na cama dos pais (os dois pequenos ainda dormem na cama da mãe). Um conselho para os pais aflitos seria fazer sexo em outros cômodos da casa...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes