Alguns hubs da FC brasileira


Na teoria de Redes Complexas (no caso, redes sociais), os hubs são os nodos (pessoas) centrais, bem conectadas. Sua importância pode ser medida por medidas de centralidade tais como número de conexões (degree), closeness, betweeness e eigenvector centrality (relacionado ao algoritmo Page Rank).

Via Cesar Silva, na lista Yahoo do CLFC: No dia 4 de outubro aconteceu o lançamento oficial do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica – 2007, realizado nas dependências do Bardo Batata, em São Paulo.

Às 18 horas, os autores César Silva e Marcello Simão Branco, acompanhado de sua namorada Rossana, os proprietários da editora Tarja, Gianpaolo Celli e Richard Diegues, e a capista Verena Peres, receberam os interessados em prestigiar o acontecimento e adquirir, em primeira mão, esse volume de não-ficção que analisa o estado da literatura fantástica brasileira no ano de 2007. Até para os autores foi uma surpresa, uma vez que não foi possível ter exemplares do Anuário em mãos antes dessa noite.

O Anuário 2007 tem apresentação elegante, em formato 14x21cm, com a bela capa assinada por Verena simulando uma caixa de metal, e diagramação leve creditada a Marco Ruandom, que respeitou a estrutura tradicional da publicação. A primeira personalidade a chegar ao evento foi o editor Gumercindo Rocha Dórea, que trouxe um belíssimo exemplar de Lampião e Lancelot, cordel de Fernando Vilela que impressionou a todos pela qualidade gráfica e beleza das gravuras. 

Mais tarde, chegaram o ex-presidente do CLFC Alfredo Kepler, os escritores Daniel Fresnot – depois de mais de uma década afastado da convivência com os fãs -, Roberto de Sousa Causo acompanhado da esposa Finisia Fideli, Adriano Siqueira e esposa, os leitores-fãs Daniela Bintencourt, Gustavo e Malu, Ricardo Serafim, Fernando Trevisan, Ademir Pascale (editor do Terrorzine), o cartunista e editor Mario Mastrotti, entre outros convivas que apreciaram as exóticas especialidades gastronômicas da casa.

Cesar Silva distribuiu exemplares dos livros Outras copas, outros mundos (Ano-Luz, 1998) e 20 anos no Hiperespaço (Virgo, 2003), o que gerou debates animados entre os que ainda não os conheciam. O encontro encerrou-se por volta das 21 horas quando parte dos comensais retiraram-se, mas boa parte do grupo continuou, aproveitando o ambiente agradável e o bom atendimento da casa. 

Quem quiser adquirir o Anuário 2007 deve entrar em contato com a editora Tarja, no site www.tarjalivros.com.br, através do qual se pode efetuar a compra on-line ou informar-se das livrarias em que o volume pode ser encontrado. Agradeço a todos que lá compareceram, peço desculpas pelos nomes que porventura eu tiver omitido nesta nota, e espero que o Anuário possa, mais uma vez, contribuir para um melhor entendimento dos rumos e do valor da literatura fantástica brasileira.

Cesar Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes