Hackers


Os Hackers Linuk_plot Crew hackearam hoje a página do Anel de Blogs Científicos (ABC) e do Laboratório de Divulgação Científica (LDC). Será que o nosso tráfego é tão intenso assim para lhes dar tal exposição? Se for, esse hackeamento foi um (incômodo) elogio. Zedy está trabalhando para consertar as coisas... Dado que Zedy também é (ou tem capacidade para ser) um hacker, ele deve estar fulo da vida, pois ele diz que o ABC é o seu "bebê", e está concorrendo no Prêmio Jovem Cientista com este projeto.

Bem hoje que eu ia postar lá no LDC sobre o lançamento do Lablogatórios. Bom, deixa isso para semana que vem.

Para o post de hoje, faço cut and past de um post da Ísis Nóbile Diniz do Xis-Xis (mas é claro que você pode ler no blog dela, que é muito mais charmoso que o SEMCIÊNCIA...).

O “Comunicação“, jornal laboratório impresso da Universidade Federal do Paraná (UFPR), publicou uma matéria sobre os blogs que divulgam a ciência. Intitulada “Divulgação científica na blogosfera” foi escrita por Rodrigo Batista. Leia abaixo o início da matéria e ela inteira aqui.

Cientistas usam o meio virtual para divulgar pesquisas e democratizar o conhecimento

Com a internet a favor da comunicação rápida e massiva, os cientistas encontraram um novo meio de compartilhar seus conhecimentos com o mundo: a blogosfera, universo virtual que compreende todos os blogs. “Como dizia Edgard Roquete Pinto, um de nossos precursores no Brasil, a função primordial da divulgação científica é tirar a ciência dos sábios e entregá-la ao povo”, lembra a professora do Núcleo de Educação Química (Eduquim) da UFPR Joanez Aparecida Aires.

Os blogs possibilitam o acesso de leigos a trabalhos acadêmicos de forma instantânea e gratuita. O conteúdo científico exposto neles, em geral, é mais leve e próximo de quem o lê, porque não existe imposição de rigor formal como acontece nos artigos científicos. “É uma forma democrática de divulgação, afinal possibilita aos indivíduos que participem de decisões que envolvem toda a humanidade”, afirma Joanez.

Uma recente iniciativa bem-sucedida mostra o potencial da blogosfera. No início deste ano, um grupo de professores e alunos do Laboratório de Divulgação Científica (LDC) da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, criou o Anel de Blogs Científicos (ABC – http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc). Trata-se de um domínio virtual que reúne blogs que abordam os mais variados assuntos do meio acadêmico – de matemática a letras, de engenharias a ciências sociais. “Queremos ser um lugar de discussão para assuntos científicos, novas pesquisas e tendências”, explica um dos organizadores do projeto e estudante de Informática Biomédica da USP Gustavo Zedy Miranda Forte. A idéia surgiu durante o Prêmio Jovem Cientista de 2007, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tinha como tema Projetos de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia”.

A jornalista Isis Rosa Nóbile Diniz, especialista em divulgação científica, tem seu blog (xisxis.wordpress.com) vinculado ao ABC. Ela explica que existem dois tipos de leitores de ciência: os pesquisadores e os leigos que se interessam pelo assunto. A blogosfera é um campo para os dois. “Quem apenas gosta do assunto procura as informações com linguagem fácil. Já os pesquisadores querem se aprofundar por meios mais rápidos”. Para ela, a reunião de várias páginas em um único site é uma ótima ferramenta, não só para os pesquisadores tornarem públicas suas divulgações, mas também para se aproximarem de outros especialistas. Assim, podem compartilhar experiências e até estabelecer parcerias.

Foto: Orquídea Cattleya walkeriana tipo “Isis Diniz”, cultivada pelo Francisco Leitão.

Comentários

João Carlos disse…
É melhor interpretar como um "elogio"... :D

Sabe que essa de você copiar o post da Isis me deu uma idéia para o Roda?... Vou postar no Grupo.

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes