Encontro sobre Weblogs em Portugal


Este link é para o terceiro Encontro de Weblogs em 2006. Houve outros mais recentes? Em todo caso, vale a pena dar uma olhada no formato e nos temas. Aqui o link para o segundo Encontro.



retiro isto:



Não, os weblogs não vão terminar. É a resposta que dá José Luis Orihuela à pergunta que o próprio coloca. Tudo, porque nada vai voltar a ser como antes.
Primeiro, porque foram descobertos com os blogs amplos recursos tecnológicos que estão agora disponíveis para pessoas comuns. E isso é ponto sem retorno. A comunicação social, enquanto comunicação pública e massiva, nunca mais vai voltar a ser um exclusivo dos grandes grupos mediáticos, também agora as pessoas comuns têm possibilidades de publicação a grande escala.
Depois, porque o crescimento da blogosfera em termos estatísticos é visível e isso é prova de expansão. E por fim,porque os blogs são um "media líquido", que, não conservando a sua forma, se adapta e modifica em conformidade com as situações que se lhe colocam.
Os riscos que poderiam levar ao fim dos blogs são a instrumentalização mercantil dos Weblogs, nascidos amadores e gratuitos.
Os spamblogs, que são já 56% dos blogs em Inglês, são uma ameça, visto que já são mais usaddos que o spam por e-mail.
A apropriação dos blogs por parte dos média, chamada "canibalização" por José Luis Orihuela é um risco, porque degrada a imagem dos Weblogs. Actualmente, qualquer colunista é apelidado de blogger.
A credibilidade, ou a falta dela, é o último dos perigos referidos, visto, que deu origem ao que qualquer pessoa pode publicar.
O desafio que se põe ao bloggers é a Inovação, de acordo com José Luis Orihuela este é o desafio que se poões aos média tradiconais e também aos blogs. O exemplo dado é o de Disck Fosbury, inventor do Fosbury Flop, que se tornou o modelo do salto em altura. A Inovação e superioridade técnica fê-lo sobressair e isto é o que todos nós devíamos fazer na nossa vida, assim como os bloggers.
Citando Jorge Wangensberg, o orador convidado do 3º Encontro afirmou que o " uso criativo de uma nova tecnologia é inconfundível, com a tecnologia não se trabalha menos, trabalha-se com mais ideias".


No fim da comunicação, José Luis Orihuela deixa dez dicas para novos bloggers:
1-Começa a ler blogs
2-Experimenta várias ferramentas
3-Escolhe um tema, um blog disperso fracassa. Domina o tema e fornece muita informação sobre ele.
4-Toma em atenção a qualidade da escrita, não escrevas como uma SMS, um blog é comunicação pública.
5-Faz links para as fontes
6-Esquece as estatísticas e comentários.
7-Espera o tempo suficiente para o promover. Só quando tiveres mais conteúdos interessantes é que merecerás um link.
8-Participa na Blogosfera, comenta o trabalho dos outros.
9-Lembra-te que o blog público, por isso deves ter cuidado com a qualidade.
10-Diverte-te!

Comentários

Anônimo disse…
Adorei as matérias sobre o Anel de Blogs Científicos. É isso aí!

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes