O livre arbítrio da Blogosfera




Experimento consegue "prever" decisão cerebral


da Folha de S.Paulo



As decisões atribuídas ao livre-arbítrio humano podem ser formadas inconscientemente vários segundos antes de o cérebro tomar consciência delas. Essa é a conclusão defendida por um estudo publicado no domingo (13) pela revista "Nature Neuroscience". O trabalho se baseou em um experimento no qual voluntários tiveram seus cérebros monitorados por ressonância magnética.
No teste, elaborado por cientistas do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais, de Leipzig (Alemanha), pessoas tinham de decidir livremente por apertar um de dois botões em um controle. Ao mesmo tempo ficavam olhando uma seqüência de letras projetada numa tela, que não deveria influir na decisão. Os voluntários tinham apenas de dizer que letra estavam observando quando finalmente decidiam qual botão apertar.
Comparando o momento em que as pessoas se diziam conscientes de suas decisões com padrões de atividade cerebral registrados no aparelho de ressonância magnética, os cientistas tiraram sua conclusão.
"Descobrimos que o resultado de uma decisão pode ser codificado como atividade cerebral nos córtices pré-frontal e parietal [regiões na superfície do cérebro] até dez segundos antes de entrarem na consciência", escrevem os autores do estudo, liderado por John-Dylan Haynes.
"A impressão de que podemos escolher livremente entre duas possíveis linhas de ação é essencial para nossa vida mental. Contudo, é possível que essa experiência subjetiva de liberdade não seja mais do que uma ilusão e nossas ações sejam iniciadas por processos mentais inconscientes bem antes de tomarmos consciência de nossa intenção de agir."




Existe uma analogia (que desenvolverei num próximo post) entre redes de blogs e redes de neurônios. Em particular, cada blog tem um "campo receptivo", ou seja, responde somente a certos tipos de estímulos, e os posts seriam equivalentes a spikes que poderiam induzir o disparo de outros spikes (posts) em blogs conectados (com sinapses ou links efetivos cuja mudança provavelmente obdecem a alguma regra Hebbiana ou correlacional.


Quando um estímulo inesperado aparece (por exemplo, um terremoto), a blogosfera reage com uma onda coletiva de posts. Assim, a atividade é posterior ao estímulo. Porém, no caso de atividade interna, muitas vezes a atividade precede o pico da onda.


Se supormos que a "atenção" ou "consciência" da blogosfera corresponda a esta onda atingir o pico (ou uma meia altura talvez), então a atividade "inconsciente" precede a atividade "consciente" (ou seja, quando a atenção da blogosfera está voltada para o tal tópico ou tag) por vários dias. Isso não lembra essas experiências relatadas acima?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes