Avaliação e Interdisciplinariedade


Fui convidado para participar do fórum "Avaliação e Interdisciplinariedade" na UNICAMP, dia 08 de maio agora, para falar sobre o tema: É possível comparar pesquisadores com interesses científicos diferentes? A questão de avaliação quando estão envolvidos múltiplas dimensões realmente é complicada. Sempre gostariamos de ter um índice, um número, para realizar comparações.


Imagino que o problema central é encontrar as dimensões relevantes e examinar os vetores multidimensionais, fazer clusterização etc. O problema, acho eu, é que as dimensões realmente relevantes seriam os eixos componentes principais (por exemplo, de uma análise PCA), mas os mesmos, por serem combinações de outros, não possuem interpretação clara a priori.


Não conseguimos também visualizar esses espaços multidimensionais. Uma tentativa é usar um gráfico tipo estrela como abaixo (retirado do artigo interessante O Índice DNA Brasil: sistema múltiplo de indicadores por Geraldo Di Giovanni, Pedro Luiz Barros Silva, Norberto Dachs e Geraldo Biasoto Jr. )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes