Deu na Nature News


Nosso paper sobre a evolução da culinária foi comentado na Nature News, em uma reportagem de Daniel Cressey. Se alguém quiser convidar alguém da equipe para dar seminários, estamos à disposição, desde que a pessoa pague o jantar...


Na Nature News, Hervé This comenta nosso paper, fazendo a seguinte crítica: He notes that the paper also doesn't clearly define what an 'ingredient' is — is a carrot an ingredient, or is a chopped carrot one ingredient and grated carrot another, for instance?


Posso contar que durante a pesquisa estivemos bem conscientes desse problema. O fato é que a classificação ou agrupamento dos ingredientes formam um dendrograma muito ramificado. Ou seja, devemos juntar "caldo de limão" e "limão" num mesmo rótulo? Vinho tinto, vinho rosé e vinho branco são ingredientes separados?


Nossa opção foi seguir de forma mais fiel possível a opção dos autores dos livros, pois se fossemos introduzir nossa própria classificação, talvez ela fosse tão arbitrária quanto qualquer outra. Entretanto, escolhemos um nível de descrição dos ingredientes (sem levar em conta o tipo de processamento sofrido) com detalhes suficientes para obter uma boa variabilidade e ao mesmo tempo uma classificação não muito fina a fim de evitar uma estatística pobre (ou seja, um ingrediente ser representado apenas por uma ou duas receitas). Esse compromisso entre especificidade e representatividade é tradicional na estatística.

Comentários

Lucia Malla disse…
Osame, parabéns! :)

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes