Ranking mundial de 200 melhores universidades inclui USP e Unicamp


08/11/2007 - 20h53

da BBC Brasil

A USP (Universidade de São Paulo) e a Universidade de Campinas foram incluídas no ranking das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo publicado pelo "The Times Higher Education Supplement".
A USP ocupa o 175º lugar, empatada com a Universidade de Massachusetts, Amherst. A Unicamp ficou no 177º lugar, empatada com o University College de Dublin.
A inclusão da Unicamp na lista representou um grande salto. Em 2006, a universidade estava no 448º lugar do ranking.
A USP também evoluiu em relação aos últimos anos: em 2006, a universidade ocupava o 284º lugar e, em 2005, a 196ª posição.
A lista é publicada anualmente pelo "The Times Higher Education Supplement" e é baseada em um levantamento que inclui a opinião de acadêmicos, de companhias que empregam recém-formados e de estudantes de outros países e pesquisas realizadas pela universidade.
Primeiros lugares
Os dez primeiros lugares do ranking divulgado pelo "The Times Higher Education Supplement" foram dominados por universidades britânicas e americanas.
Em primeiro lugar no ranking, aparece a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Mas as universidades britânicas subiram no ranking e, em 2007, quatro das dez melhores instituições de ensino superior do mundo ficam na Grã-Bretanha, de acordo com o levantamento.
As universidades britânicas de Cambridge e Oxford ficaram empatadas em segundo lugar com a Universidade de Yale, dos Estados Unidos.
O Imperial College de Londres, que estava em nono lugar em 2006, ocupa a quinta posição no novo ranking.
Salto
A University College, de Londres, foi uma das universidades que mais subiu no ranking ao pular da 25ª posição em 2006 para o nono lugar neste ano e ficar pela primeira vez entre as dez primeiras.
Nunzio Quacquarelli, diretor da QS, o grupo de avaliação de carreiras e educação que elaborou a lista, destacou a qualidade das universidades britânicas.
"Em um ambiente de crescente mobilidade dos estudantes, a Grã-Bretanha está se colocando à frente como a principal escolha para estudantes do mundo todo", disse Quacquarelli ao jornal "The Times".
"Eles examinam com mais atenção a qualidade da faculdade, a diversidade internacional e, claro, a educação que vão receber", acrescentou.
Apesar do bom desempenho das universidades britânicas, a hegemonia das instituições americanas ainda é grande.
Segundo o "The Times", os fundos recebidos pela Universidade de Harvard, primeiro lugar no ranking, são de US$ 35 bilhões.
Esta quantia é aproximadamente igual ao fundo anual combinado de todas as universidades inglesas.
As dez melhores universidades
1-Universidade de Harvard, EUA2-Universidade de Cambridge, GB2-Universidade de Oxford, GB2-Universidade de Yale, EUA5-Imperial College de Londres6-Universidade de Princeton, EUA7-Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), EUA7-Universidade de Chicago, EUA9-University College de Londres10-Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA

Fonte: "The Times Higher Education Supplement"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes