Nu Wa



Certa vez li em um livro o seguinte mito chinês:

Conta-se que Nu Wa existia desde o começo do mundo. Sentindo-se solitária, cria os animais e seres humanos para lhe fazer companhia. Os homens são feitos a partir de argila amarela. Vendo-os, porém, fracos e desprotegidos, ela lhes dá o conhecimento do fogo, das ferramentas e das artes. Acredita ter feito uma obra maravilhosa e sobe aos céus para relatar seus feitos ao Imperador Celeste. Este porém, ao verificar o feito, mostra-se contrariado. Explica a Nu Wa: “Estas criaturas agora detêm um conhecimento próprio dos deuses. Não haverá limites para suas obras, tudo farão com orgulho crescente, e um dia negarão até mesmo a existência de um imperador celeste!”

Gostaria de citar este mito em meu livro, mas perdi a referência. A Wikipedia fornece várias informações sobre Nu Wa, mas esta versão do mito não é citada. Se algum de vocês encontrar na rede informações sobre esta versão, me mande um comentário que eu recompenso com um livro (repetido) da Coleção Argonauta, OK?

Minha tese: acho que Nu Wa é a versão oriental de Inana ou Ishtar, deusa dos conhecimentos secretos, alvo do mito da Queda hebreu, tendo em comum com estas o símbolo da serpente e que até hoje decora o caduceu de Hermes.

PS: Não, não, essa figura não representa Nu Wa e Fuxi subindo aos céus em um disco voador...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes