Curinga

Comentários do Curinga (biólogo brasileiro tenured nos EUA) sobre meu comentário no post "Promessas do Genoma" no blog do Marcelo Leite. Para registro. Está na ordem inversa, OK?

Curioso. Procurando uma ilustração para este post, o Google me levou para este livro ao lado. O comentário de alguem do IME-USP me fez ficar interessado. Valerá a pena usa-lo no meu livro?

Em O Dia do Curinga , o autor Jostein Gaardner nos conduz a uma visão semiótica de VIDA a qual é concebida como um jogo de cartas, um jogo de sorte, um jogo de azar. Porém, o autor não descarta a idéia de um DESTINO (lâminas do Tarot): as ações e as decorrentes emoções parecem estar intrinsecamente impulsionadas por um pré-destino, ou algo similar, onde as relações entre os personagens são dotadas de variáveis. No entanto, a fatalidade se faz sentir na conclusão da narrativa histórica. O destino já fora traçado aos personagens quando da manipulação das idéias, das ações e das conseqüentes emoções, onde o personagem fundamental é : - O Curinga.


[Curinga]
como elementos na decisão do tipo de arsenal terapêutico a ser usado em algumas doenças, como novos alvos em potencial para desenvolvimento de estratégias terapêuticas. É curioso ver como ela omite tudo isto para se ater exclusivamente à inadequação da estratégia usada, ridicularizando a ingenuidade de se procurar leis universais para explicar fenômenos díspares, ignorando que há um sem número de idéias sendo utilizados para abordar o problema da constru,cão e modelagem de sistemas biológicos complexos. Foi precisa a colocação do Osame de que tem gente que precisa de ocupar o nicho de polemicista para sobreviver, e Fox Keller é uma delas. Marcelo, o seu livro é excelente e (geralmente) fundamentado em argumentos sólidos e (sempre) honestos para alertar sobre o perigo de um ramo de ciência que se desenvolve sem freios e com estilo mercantilista. Mas você não bebe da fonte – de fácil acesso e abundante - que Keller usa para refrescar-se com falácias baratas a la Diogo Mainardi.

23/03/2007 13:20

[Curinga] [Evelyn FOX NEWS Keller]
Osame, nota 10! Há outro ponto sobre as argumentações de Evelyn Fox Keller que você educadamente não revelou: elas são de uma desonestidade incrível. Alguns dos insights mais excitantes em biologia nos últimos anos têm surgido da aplicação de modelos físicos e estatísticos que procuram dar ordem à complexidade de sistemas biológicos ou encontrar padrões escondidos nestes sistemas – ouve-se nomes como “Cadeias de Markov”, “Monte Carlo” em corredores que até 2-3 anos atrás só ecoavam palavras como ribossomo e citoplasma. O estabelecimento de arquiteturas de interações biológicas em ampla escala está na sua infância, e nenhum biologista, físico ou estatístico diria o contrário. Mas da sucessão de tentativas e erros experimentados já surgiram modelos suficientemente robustos revelando características antes insuspeitadas em vias metabólicas, de sinalização celular, de organiza,cão genômica. Várias destas marcas JÁ estão sendo usadas como armas diagnósticas para alguns tipos de câncer,

23/03/2007 13:20

[osame kinouchi] [osame@ffclrp.usp.br] [www.comciencias.blogspot.com]
Marcelo, recentemente postei algo sobre a Fox Keller no SEMCIENCIA, sobre o recente ensaio dela na Nature, dê uma olhada quando puder.

23/03/2007 11:51

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes