Ciência É Cultura


Localizado um novo blog de ciência: Ciência É Cultura, assim mesmo, com É maíusculo, do jornalista científico Igor Zolnerkevic. A conferir aqui.
Ali tem links também para sites de FC. Ufa, até que enfim, eu andava achando que jornalista científico não gosta de ficção científica...
Para degustação:

O artigo científico que inspirou minha última matéria apareceu em um periódico online publicado pela fundação sem fins lucrativos PLoS (Public Library of Science). O conteúdo dos periódicos da PLoS são de acesso livre. No lugar de “copyright”, há a lincença Criative Commons, que permite ao usuário copiar, distribuir e utilizar a obra desde que seus fins não sejam lucrativos e que cite os autores originais.

Um que levanta a bandeira do Criative Commons é o webguru e escritor de ficção científica Cory Doctorow. Doctorow publicou todos seus romances e contos no esquema da Criative Commons. Qualquer um pode baixar suas obras de graça, em seu website. Em artigo na Forbes, Doctorow estimula outros a fazerem o mesmo, afirmando que, se isso afetou as vendas nas livrarias, provavelmente foi aumentando a procura por suas obras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes